Atualizado em 17/07/2015


O municipio de Timóteo recebeu no mês de Junho de 2015 a primeira 1º Conferência Territorial dos Direitos da Crianças e do Adolescente, o evento contou com a participação de 20 municípios vizinhos e aconteceu no Prédio da faculdade do Prominas no bairro Olaria, a Conferência contou com participação de várias autoridades e militantes da área da criança. As deliberações tirada na Conferência Territorial foram de nivel territorial, Estado e Brasil. 


 

Na data do dia 18 de maio de dia nacional de combate a Exploração e ao Abuso Sexual de crianças e adolescentes,  Conselho Tutelar de Timóteo , Secretaria de Assistência Social de Timóteo e Policia Militar, realizaram nesta Segunda-feira uma Blitz educativa em vários ponto da cidade com Logan da Campanha " Faça Bonito" com lema Uma Cidade que quer ser grande precisa cuidar de quem não terminou de crescer.

 

 


Atualizado 18/03/2015


Ministra Ideli Salvatti defende mais segurança para conselheiros tutelares. Ao dar posse para os novos integrantes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), escolhidos para o biênio 2015 a 2016, a Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Ideli Salvatti, anunciou a criação de um grupo de trabalho para elaborar um manual de procedimentos para atuação dos conselheiros tutelares nos estados. A medida é mais uma ação em resposta à chacina de três conselheiros tutelares no estado do Pernambuco. Durante a solenidade, que contou ainda com a participação dos Ministros Teresa Campello (Desenvolvimento Social) e Miguel Rossetto (Secretaria­Geral da Presidência), foram empossados os 28 membros do Conanda, sendo metade da saciedade civil e o restante do Governo Federal. De acordo com a Ministra, o Grupo de Trabalho terá 60 dias para elaborar um manual de procedimentos, que deverá ser seguido por todos os conselheiros do país. “Este manual, além de estabelecer quais são as competências e obrigações dos conselheiros tutelares, também deverá apresentar orientações quanto à criação de protocolos de segurança para o exercício da atividade dos conselheiros”, explicou a Ministra, prestando homenagem aos conselheiros Carmem Lúcia da Silva, José Daniel Monteiro e Lindenberg Vasconcelos, que foram brutalmente assassinados no último dia 6 de fevereiro, quando transportavam uma criança em situação de guarda compartilhada entre os avós maternos e paternos. Redução da Maioridade Penal A ministra Ideli Salvatti reafirmou o compromisso da Presidenta Dilma Rousseff com a proteção e promoção dos direitos de criança e adolescentes e disse que o governo continuará resistindo às tentativas de setores da sociedade de promoverem a redução da maioridade penal. “Este será, sem dúvida o principal desafio desta gestão que hora toma posse. Este ano o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA completa 25 anos, e o nossa principal meta é promover o seu fortalecimento, através da construção de políticas públicas que assegurem o seu integral cumprimento. Neste sentido, a manutenção da maioridade penal atual deve ser nossa principal missão”, explicou a Ministra. Ideli citou dados que mostram que a taxa de homicídios de jovens entre 12 e 18 anos é muito superior às demais faixas etárias. fonte www. sdh.gov.br 12/02/2015




Conselheiros tutelares protestam
Assassinato de conselheiros em Pernambuco desencadearam mobilização nacional. Vale do Aço aderiu.

 
 
y Rodrigues
protesto conselho tutelar
O atendimento ao público, com exceção dos casos de urgência, foi suspenso nesta quinta-feira

IPATINGA – Na manhã desta quinta-feira, 12, conselheiros tutelares da região do Vale do Aço fizeram um ato público e paralisaram suas atividades em protesto contra a falta de segurança vivenciada pela categoria. A paralisação ocorreu em âmbito nacional, em memória dos conselheiros Carmen Lúcia Silva, Daniel Farias e Linderberg Vasconcelos, assassinados no interior de Pernambuco no dia 6 de fevereiro. No ato realizado em Ipatinga, aderiram outros profissionais dos municípios de Coronel Fabriciano, Timóteo, Iapu, Santana do Paraíso e Belo Oriente.

As unidades que aderiram ao protesto fecharam as portas ao longo dessa quinta-feira para o atendimento à população. Conforme os conselheiros, apenas casos urgentes foram atendidos, em regime de plantão. “É um pedido que fazemos às autoridades para que os conselheiros tutelares possam ter mais proteção e segurança no trabalho. Em Ipatinga, nossa estrutura de trabalho é muito ruim, assim como em outros locais. Temos sofrido assaltos e furtos nas dependências do conselho. Não temos qualquer segurança para realizar os atendimentos, especialmente os noturnos”, disse a conselheira de Ipatinga, Lucimara Machado.

Em carta aberta distribuída pelos profissionais, que vestiram preto, são elencadas algumas reivindicações como: maior autonomia e autoridade do Conselho Tutelar; assegurar as competências desses profissionais descritas pelo Estatuto da Criança e Adolescente; investimento em estrutura e capacitação continuada, dentre outras. “Neste trabalho, colocamos a nossa vida em risco todos os dias”, lamentou Kátia Regina, conselheira tutelar de Coronel Fabriciano.

 

<div class="img_noticia not_img" '="" style="float: left; margin: 5px 5px 5px 0px; width: 301px; padding: 8px; font-family: Arial; font-size: 13px; text-align: justify; background-color: rgb(230, 230, 230);">
Wesley Rodrigues
I095484.jpg
Profissionais de diversos municípios da região participaram de ato simbólico

Atos simbólicos foram realizados pela categoria em todo o território nacional. No caso registrado no Nordeste do país, três conselheiros tutelares e uma mulher seguiam em um carro em uma estrada de acesso a um sítio quando foram mortos a tiros. O crime ocorreu na noite de do dia 6 de fevereiro na zona rural de Poção, a 240 quilômetros do Recife, no agreste pernambucano. As vítimas estavam no carro do Conselho Tutelar com uma menina de três anos, que não se feriu. O grupo levava a criança da casa da avó paterna para a casa da avó materna, uma das vítimas. As duas compartilhavam a guarda da criança.

 


O QUE JÁ FOI PUBLICADO:

Conselho Tutelar fechado - 11/02/2015

 


 

 

 

 


Contacto

Conselho Tutelar de Timoteo

Av. Acesita, n.º 1596, B. Primavera
Timoteo/MG- CEP-35182-452


31-38491758/Disque denúncia 0800-0304555


 


Questionário

Você gostou da Minissérie Conselho Tutelar exibida pela Rede Record?

Sim (24)
73%

Não (9)
27%

Total de votos: 33


Questionário

Você conhece as atribuições dos Conselheiros Tutelares ?

sim (20)
56%

Não (16)
44%

Total de votos: 36


Forúm  (031) 3849-2114

Ministério Público (031) 3849-2195

Delegacia de Polícia Civil (031) 3848-1937

Policia Militar 190

Disque 100

Prefeitura (031) 3847-4700

Conselho Municipal dos Direito da Criança e Adolescentes (031) 3849-7849

Assistência Social (031) 3847-4711

CREAS 3849-6716

CRAS do Bairro Macuco 3845-3385

CRAS do Bairro Limoeiro 3847-7645

CRAS do Ana Moura 3847-8121

CRAS do Bairro Alegre 3848-3419

CRAS do Cachoeira do Vale 3849-3734

CRAS do Centro Sul 3847-7645

 

 

 








 

Contribua para a infância de Timóteo, doe para o Fundo da infância e Adolescência, não custa nada e o seu gesto pode mudar a vida de crianças e adolescentes. Campanha do FIA 2015. Procure o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente e saiba como contribuir.

Atualizado em 10/12/2014